Qorpo Santo

Versão digitalizada da obra Ensiqlopèdia ou seis meses de uma enfermidade, de José Joaquim de Campos Leão, o Qorpo Santo. 

“Ensiqlopèdia ou seis meses de uma enfermidade, de Qorpo-Santo, obra de ilimitados percursos, uma coleção de nove volumes, que teve publicação periódica entre 1868 e 1873, nas cidades de Alegrete e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que contém textos dos mais diversos gêneros literários, como a poesia, o teatro, a crônica, a biografia e a prosa, construindo uma idéia de uma obra universal.”

Fonte: CAROZZI, Silvane. O Qorpo-Santo da Escrita: O projeto ensiqlopédico de José Joaquim de Campos Leão. Belo Horizonte, 2008. 135 f. Diss. (Mestrado em Letras) – UFMG, Fac. de Letras. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7CPENH. Acesso em: 31 jul. 2009.

Clique nos links abaixo para ler as obras na íntegra.

NOTA: os volumes III, V e VI se dão a conhecer somente como um conjunto de tomos da Enciqlopèdia. Sabemos desses volumes através de verbetes:

“Tendo desaparecido do hotel Drugg em que parei – um livro com vários escritos meus sobre: teatro, poesia política, direito, medicina, moral, religião, artes & roga-se a quem o tiver o obséquio de o entregar – no hotel Imperial em que atualmente moro. F. 8 de 1865.

QORPO-SANTO. Miscelânea quriosa.”

Fonte: CAROZZI, 2008.