Manuel Bandeira, organizador de antologias

Na década de 1940, foi publicada a primeira edição brasileira de uma antologia de poesia organizada por Manuel Bandeira (1968-1886), encomendada inicialmente por uma editora mexicana. Sob o título de Apresentação da poesia brasileira, a obra traz um ensaio de Bandeira e uma seleção de poetas e obras, organizada por períodos históricos e por temas. A partir de José de Anchieta, os poetas selecionados são agrupados em categorias, apresentados como poesia religiosa, nativista, social, popular, existencial.

20130617b

Reeditada no Brasil muitas vezes (a última reedição é da Cosac&Naify, de 2009), a antologia teve sucessivos acréscimos do autor. Na última versão de Bandeira, ele abordou a poesia contemporânea da época, listando, entre outros, Augusto de Campos e Ferreira Gullar. No ensaio de abertura, o organizador dá declarações contundentes. Mais tarde, em sua autobiografia, disse que todas suas seis antologias receberam críticas “nem sempre justas”, e explicou que não quis produzir um prefácio para informar todos os critérios da seleção: “Entre apanhar e apanhar, antes apanhar sem prefácio”.

Reconhecido popularmente como um dos poetas mais importantes do modernismo, Bandeira também escreveu crônicas, textos críticos sobre arte e literatura e inúmeras traduções de poesia e teatro.

Autoria: Moema Vilela
Doutoranda da Faculdade de Letras / PUCRS
Colaboração:
Logotipo Faculdade de Letras da PUCRS Faculdade de Letras / PUCRS