Carregando Eventos

« All Eventos

  • Este evento já passou.

Fantástico Brasileiro – O Insólito Literário do Romantismo à Contemporaneidade

2 de abril de 2018 - 30 de abril de 2018

Evento Navegação

A exposição Fantástico Brasileiro – O Insólito Literário do Romantismo à Contemporaneidade, organizada pelo Instituto de Cultura da PUCRS estará na Biblioteca Central durante o mês de abril de 2018.

Entrada gratuita.

O Instituto de Cultura da PUCRS traz para o Saguão da Biblioteca da Universidade a exposição “Fantástico Brasileiro: O Insólito Literário do Romantismo à Contemporaneidade” para contar uma história da literatura fantástica nacional em todas as suas vertentes.

O projeto nasceu da vontade de se preencher uma lacuna na historiografia literária brasileira que por tanto tempo negligenciou a literatura declaradamente fantástica, sobretudo, quando associada ao horror e à ficção científica.

Em 23 painéis historiográficos, a exposição compreende mais de 90 autores de todo o Brasil, em que os visitantes viajarão pela história da nossa literatura conhecendo autores e obras que trabalharam com os diversos modos narrativos do “insólito”, termo que procura abranger os diversos tipos de narrativas voltadas a tudo aquilo que escapa da dita “realidade”. Esse recorte permite reler as obras de autores canônicos como Machado de Assis, Aluísio de Azevedo, Érico Veríssimo e Guimarães Rosa, entre outros, como precursores da fantasia, do horror e da ficção científica contemporâneas, bem como (re) descobrir grandes autores hoje pouco comentados, como Emília Freitas, Nestor Victor e Humberto de Campos, ou mesmo autores contemporâneos que tem produzido muita literatura fantástica de qualidade.

A curadoria da exposição é de Enéias Farias Tavares e Bruno Matangrano e o design é assinado pela artista Jessica Lang.

Como o evento de abertura da exposição foi concebido o IV Colóquio Fantástico Brasileiro – A literatura entre a teoria e a prática, que acontece no dia 03 de abril. Com a organização de Enéias Farias Tavares e Gustavo Melo Czekster, o colóquio contará com a participação de professores e escritores cujas pesquisas se aproximam do tema da exposição.

Detalhes

Início:
2 de abril de 2018
Final:
30 de abril de 2018
Categoria de Evento:

Organizador

Instituto de Cultura da PUCRS
Ver site do Organizador

Local

Espaço Cultural da Biblioteca Central (Térreo – Prédio 16)
Av. Ipiranga, 6681 prédio 16
Porto Alegre, RS Brasil
+ Google Map