Altmetria

Também chamada de métricas alternativas, a altmetria quantifica e avalia dados que fogem do escopo analisado na bibliometria tradicional. O objeto de estudo são os compartilhamentos, twittes, comentários, número de downloads, adição de favoritos e sistemas de avaliação por pares pós-publicação nas redes sociais (Twitter, Facebook, blogs de divulgação científica, Mendeley, etc.).

Agregadores altmétricos

Altmetric.com

Altmetric.com é uma plataforma que disponibiliza através do seu site produtos e serviços que fornecem avaliações alternativas baseadas na repercussão on-line das pesquisas desenvolvidas por determinado autor ou instituição. Os produtos e serviços são oferecidos para pesquisadores, instituições, editoras e financiadores.
Acesse Altmetric.com

Impactstory.org

Impactstory é um site de código aberto que ajuda os pesquisadores a explorar e compartilhar o impacto on-line de suas pesquisas. Utiliza o Open Researcher and Contributor ID (ORCID) para localizar e importar as publicações científicas.
Acesse Impactstory.org

Mendeley

É uma das principais fontes de dados altmétricos. Combina a ferramenta de gerenciador de referências e rede social acadêmica. Os pesquisadores que possuem uma conta no Mendeley podem visualizar gráficos dos downloads de suas pesquisas, fazer parte de grupos de pesquisa da sua área, compartilhar e armazenar documentos, dentre outros recursos.
Acesse Mendeley

Academia.edu

Academia.edu é uma plataforma para o pesquisador compartilhar seus trabalhos, monitorar o impacto da sua investigação e acompanhar as pesquisas nas áreas de interesse.
Acesse Academia.edu

ResearchGate

Rede social desenvolvida na Alemanha com objetivo de reunir profissionais da área de ciência e pesquisadores em geral. É uma plataforma gratuita, onde é possível interagir, conectar-se com seus pares, compartilhar suas pesquisas, e colaborar com outros pesquisadores e cientistas.
Acesse ResearchGate