Bibliometria

Estuda de forma quantitativa a produção, disseminação e uso da informação científica que está registrada. É por meio de padrões e modelos estatísticos e matemáticos que é possível analisar e construir indicadores (número de trabalhos publicados, número de citações, etc.) sobre a produção científica. Com os resultados dessas medições, é possível prever e apoiar tomadas de decisões. Pode-se trabalhar com livros, periódicos científicos, artigos, etc. (MACIAS-CHAPULA, 1998).

Fonte: MACIAS-CHAPULA, Cesar A. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 134-140, maio/ago. 1998. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651998000200005&lng=en&nrm=iso>

Indicadores bibliométricos

Conheça os principais indicadores bibliométricos:

Fator de impacto

Fator de impacto

O Fator de Impacto é a média de citações que um artigo recebe em um determinado periódico. É atribuído pelo Journal Citation Reports (JCR) para comparar periódicos de uma mesma área.
Índice H

Índice H

Índice bibliométrico criado por Jorge Hirsch em 2005 para analisar de forma quantitativa a produção científica de um autor.
Índice H5

Índice H5

É um índice bibliométrico criado pela Google, disponibilizado no Google Scholar.
CiteScore

CiteScore

Indicador que mede o impacto das publicações através das citações.
SCImago Journal Rank (SJR)

SCImago Journal Rank (SJR)

O SCImago Journal Rank (SJR) é um indicador bibliométrico que mede a influência de um determinado periódico pelo número de citações recebidas que são ponderadas dependendo do campo de assunto e do prestígio do periódico.

Ferramentas para medições bibliométricas

Conheça as principais ferramentas para medições bibliométricas:

Journal Citation Reports (JCR)

Journal Citation Reports (JCR)

O Journal Citation Reports (Thomson Reuters) permite avaliar e comparar publicações científicas utilizando dados de citações extraídos de revistas acadêmicas e técnicas e o impacto destas na comunidade científica indexadas pela coleção principal da Web of Science.
Web of Science (WoS)

Web of Science (WoS)

A Web of Science (Thomson Reuters) é uma base de dados multidisciplinar que indexa mais de 9.000 periódicos.
Scopus

Scopus

A Scopus (Elsevier) é uma base de dados que abrange as áreas de ciências, medicina, tecnologia e ciências sociais. Fornece alguns índices bibliométricos, como: Author Identifier (Controle de Autoridade), Citation Tracker (Análise de Citações) e Índice h.
Google Acadêmico

Google Acadêmico

No link Metrics , você visualiza um índice de métricas que revela o nível de influência que oferece um de seus resultados, indicando as publicações mais citadas em diferentes línguas e áreas temáticas.
Publish or Perish

Publish or Perish

Software gratuito que recupera e analisa citações acadêmicas. Ele usa o Google Scholar e Microsoft Academic Search para obter os dados que são analisados e apresentados nas seguintes métricas:
Microsoft Academic

Microsoft Academic

Site construído em parceria com a Bing para pesquisas acadêmicas, compatível com navegadores web modernos. Permite encontrar pesquisadores e sua produção científica, podendo visualizar a estimativa do número de citações recebidas.