SCImago Journal Rank (SJR)

O SCImago Journal Rank (SJR) é um indicador bibliométrico que mede a influência de um determinado periódico pelo número de citações recebidas que são ponderadas dependendo do campo de assunto e do prestígio do periódico.

Este indicador é atribuído pelo SCImago, grupo de pesquisa do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), Universidade de Granada, Extremadura, Carlos III (Madrid) e Alcalá de Henares. O SJR é um indicador dedicado à análise, representação e recuperação de informações por meio de técnicas de visualização, desenvolvido a partir do conhecido algoritmo Google PageRank. Este indicador mostra a visibilidade das revistas contidas na base de dados Scopus desde 1996.

O SCIMago Journal & Country Rank é um portal de acesso gratuito que fornece indicadores a partir das informações contidas na base de dados Scopus (Elsevier). Nesse portal é possível verificar indicador de um periódico, SCImago Journal Rank (SJR) e os rankings de países.

Como obter o SJR de um periódico:
No SCIMago Journal & Country Rank digite o título do periódico ou ISSN ou nome do publicador do periódico a ser consultado na caixa de busca. Você obterá o SJR e outros indicadores. Também permite pesquisar por áreas de assunto, regiões e países e tipo de publicações periódicas no menu Journals Rankings ou no link: Journal Ranks Explore.

Também é possível obter o SJR na base de dados SCOPUS:

  1. acesse a ferramenta de busca da Biblioteca (OMNIS);
  2. clique em Bases de dados;
  3. busque por SCOPUS;
  4. clique no nome para entrar na interface da base;
  5. clique no menu superior em Sources;
  6. escolha e selecione entre as opções Title, ISSN e Publisher
  7. digite a informação na caixa de busca.

Você obterá o SJR e outros indicadores relacionados ao título ou editor informado.

SCImago Journal Rank (SJR)