Setor de Apoio à Avaliação, Pesquisa e Publicação

Espaço para os alunos, professores e pesquisadores conhecerem e utilizarem a bibliometria, melhorar a visibilidade e o impacto da sua pesquisa e resolver questões sobre publicação.

Serviços oferecidos

  • Pesquisa em bases de dados específicas e capacitação no uso de ferramentas bibliométricas: Web of Science, Scopus, Google Scholar Metrics, Journal Citation Report;
  • Onde e como publicar: orientações sobre revistas e livros;
  • Suporte às métricas de pesquisa: apoio no uso de métricas utilizadas na produção, disseminação e uso da informação científica;
  • Impacto da publicação: fator de impacto no JCR, índice H5, Qualis, CiteScore e SCimago Journal Rank;
  • Impacto e visibilidade do autor: índice-h, contagem de citações e análise de citações;
  • Suporte a identificadores de autores e pesquisadores: assessorar na criação e integração de identificadores persistentes (ORCiD, ResearcherID, Google Acadêmico, Scopus Author ID).

Para quem

Alunos, professores, pesquisadores e técnicos-administrativos da PUCRS.

Localização

No 2º pavimento, sala 204.

Horário de atendimento

De segunda a sexta das 8h30min às 21h.

Contato

Telefone: (51) 3353-6073
E-mail: biblioteca.apoio@pucrs.br

Saiba mais

Bibliometria

Bibliometria

Estuda de forma quantitativa a produção, disseminação e uso da informação científica que está registrada. É por meio de padrões e modelos estatísticos e matemáticos que é possível analisar e construir indicadores (número de trabalhos publicados, número de citações, etc.) sobre a produção científica. Com os resultados dessas medições, é possível prever e apoiar tomadas de decisões. Pode-se trabalhar com livros, periódicos científicos, artigos, etc. (MACIAS-CHAPULA, 1998).
Apoio à publicação

Apoio à publicação

Encontre informações que auxiliam autores/pesquisadores na publicação de livros e artigos de periódicos.
Altmetria

Altmetria

Também chamada de métricas alternativas , a altmetria quantifica e avalia dados que fogem do escopo analisado na bibliometria tradicional. O objeto de estudo são os compartilhamentos, twittes, comentários, número de downloads, adição de favoritos e sistemas de avaliação por pares pós-publicação nas redes sociais (Twitter, Facebook, blogs de divulgação científica, Mendeley, etc.).
Open Access

Open Access

Open Access (OA), visa o acesso livre à literatura científica. O conceito é aplicado às publicações e/ou documentos que estão livres para o acesso a qualquer interessado, bem como para os editores que podem publicar sem barreiras financeiras ou de direitos autorais entre os leitores e as publicações.