Fachada da Biblioteca Central da PUCRS

Sobre a Biblioteca

A Biblioteca Central Irmão José Otão da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) é um órgão vinculado à Diretoria Acadêmico-Administrativa da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade (PROACAD).
Atende à comunidade universitária nos setores de ensino, pesquisa e extensão, cobrindo todas as áreas do conhecimento e contribuindo para a sua formação técnica, científica e pessoal.
Alguns de seus serviços são também oferecidos à comunidade em geral.

Conheça todos os acervos, recursos e serviços através da Visita Virtual.

Espaços para a pesquisa acadêmica e a produção do conhecimento

A Biblioteca privilegia espaços para a pesquisa acadêmica e a produção do conhecimento, possuindo ambientes climatizados e integrados, projetados para uso de recursos multimídia. Disponibiliza, também, salas e andares exclusivos para estudos individuais e em grupo, consulta aos acervos especiais e obras raras e um grande espaço cultural localizado no térreo. As áreas destinadas à leitura são amplamente iluminadas com luz natural.

Intercâmbio de dados e documentos

Participante de redes de cooperação existentes em nível mundial, a Biblioteca procura garantir o intercâmbio de dados e documentos. Em 1996, implantou o Serviço de Interligação Eletrônica de Bibliotecas para Troca de Documentos – LIGDOC, que permite o envio e recebimento de documentos via Internet, entre as instituições integrantes do Programa Cooperativo entre Bibliotecas do ISTEC (Consórcio Ibero-Americano de Educação em Ciência e Tecnologia).

Autoatendimento

O serviço de circulação do acervo é agilizado através da disponibilização de sistemas de autoatendimento.
Os equipamentos de autoempréstimo possibilitam ao próprio usuário realizar seu empréstimo, emitem o recibo da operação efetuada e liberam a obra para passar pelo sistema de segurança.
Os equipamentos de autodevolução estão localizados externamente à entrada principal, permitem ao próprio usuário efetuar a transação e emitem o recibo da operação efetuada.

Origem do acervo

A Biblioteca teve sua origem no acervo localizado junto ao Colégio Rosário em 1940, servindo às Faculdades de Ciências Econômicas, Filosofia, Serviço Social e Direito. Em 1967, com a mudança da PUCRS para o atual Campus Universitário, passou a ocupar o segundo pavimento da Reitoria. Em 1977, mudou-se para o atual prédio, ocupando área total de 10.000 metros quadrados.

Informatização

Desde 1993, a Biblioteca utiliza o Sistema ALEPH na informatização de seus serviços, incluindo o catálogo on-line. Em 2014, adotou uma nova ferramenta de busca, denominada OMNIS, baseada no conceito inovador de “descoberta” que oferece, no resultado da busca, o acesso às informações contidas no acervo das Bibliotecas da PUCRS e em relevantes fontes acadêmicas mundiais.

Mais informações

Histórico

Histórico

Conheça os principais eventos que marcam a história da Biblioteca.
Identidade visual

Identidade visual

A identidade visual do prédio da Biblioteca Central da PUCRS é inspirada em Piet Mondrian .
Premiações recebidas

Premiações recebidas

Premiações recebidas pela Biblioteca Central da PUCRS: Câmara do Livro; Jornal do Comércio e Feira do Livro de Porto Alegre.
Participação em Programas, Redes e Grupos

Participação em Programas, Redes e Grupos

A Biblioteca participa de diversos Programas Cooperativos, Redes de Informação e Grupos de usuários.