Escrever como Hemingway

“O estilo de um escritor deve ser direto e pessoal, suas imagens ricas e substantivas, suas palavras simples e vigorosas. Os maiores escritores têm o dom da brevidade brilhante, trabalham duro, são estudiosos diligentes e estilistas competentes”.

Nas cartas, entrevistas e mesmo nos romances em que Hemingway reflete sobre o ofício do escritor, é conhecida sua aprovação de um estilo que vai direto ao ponto. Como o autor diz em um dos textos doados para a Wisdom Foundation, dos quais a primeira citação foi tirada: “Eu nunca coloco uma sentença no papel a menos que esteja evidente que ela será clara para qualquer um”. Combinadas as observações de Hemingway à análise crítica de sua obra, os leitores costumam identificar o criador de O sol também se levanta pelo uso de frases e parágrafos curtos, voz ativa, concisão, diálogos vigorosos, palavras descomplicadas.

Em 2013, o aplicativo Hemingway foi criado pelos irmãos Adam e Ben Long para prometer o que muitos escritores gostariam de fazer, escrever como Hemingway. O usuário insere o texto e o aplicativo sublinha sentenças longas e complexas, marca advérbios, voz passiva, palavras compridas, frases “difíceis de ler” e sugere substituições. Como para muitos sites de notícias, a primeira ideia desta usuária foi inserir trechos dos livros do Hemingway e fazer a brincadeira… Se o leitor quiser tirar a prova, o aplicativo está disponível em: www.hemingwayapp.com.

Autoria: Moema Vilela
Doutoranda da Faculdade de Letras / PUCRS
Colaboração:
Logotipo Faculdade de Letras da PUCRS Faculdade de Letras / PUCRS