Hamlet em mangá

Estilo de quadrinho oriental que ganhou força no Japão, o mangá começou a ser difundido no ocidente a partir da década 1960, tornando-se um fenômeno mundial. Em 2013, uma coleção brasileira da L&PM vai transformar clássicos da literatura em mangás. Títulos comoUlisses, Em Busca do Tempo Perdido, O grande Gatsby, A metamorfose e Os irmãos Karamazovpoderão ser lidos em ballons e rostos expressivos, em ordem de leitura inversa – já que os mangás são tradicionalmente lidos diferentemente dos quadrinhos e livros ocidentais, iniciando pelo que seria a contracapa e seguindo a leitura das páginas da direita para a esquerda.

A coleção foi publicada originalmente pela East Press, com mais de 40 títulos, e terá onze volumes lançados no Brasil. A L&PM já divulgou páginas do primeiro volume previsto para ser lançado em março: Hamlet, a grande tragédia do príncipe da Dinamarca escrita por Shakespeare.

Entre os títulos anunciados pela editora, há também clássicos da não-ficção, como A arte da guerra, O contrato social, Assim falou Zaratustrae o Manifesto do partido comunista.

A aposta nos quadrinhos segue uma tradição da casa gaúcha. Responsável por diversas coleções tradicionais do segmento, como a obra completa de M. Shulz, criador do Snoopy, ela também adapta clássicos em HQ para público escolar e marcou época nos anos 1980 com a coleção Quadrinhos L&PM, que lançou uma centena dos mais importantes títulos nacionais e estrangeiros da época.

Autoria: Moema Vilela
Doutoranda da Faculdade de Letras / PUCRS
Colaboração:
Logotipo Faculdade de Letras da PUCRS Faculdade de Letras / PUCRS