Monteiro Lobato e a poesia haicai…

Monteiro Lobato

Monteiro Lobato (1882-1948), não escreveu apenas literatura infantil. O pai da Emília e do Visconde de Sabugosa percorreu a poesia japonesa, especificamente o haicai. O autor escreveu um dos primeiros textos sobre o gênero, que foi publicado no jornal O Minarete em 1906. Era assinado por Hélio Bruma, um dos inúmeros pseudônimos utilizados por Lobato. O artigo é inovador por revelar o haicai ao leitor brasileiro.

Lobato não apenas teorizou sobre os haicais; ele também traduziu alguns. Usando outro pseudônimo, do estudioso Belet, escreveu um texto que colocava o leitor brasileiro a par da poesia oriental.

Com a iniciativa das traduções e de textos explicativos sobre o haicai, Monteiro Lobato teve um papel muito importante na popularização e entendimento do haicai, gênero aceito pelos poetas modernistas que arriscaram-se também a escrevê-los. Por ser uma poesia sintética e antirretórica, que em sua essência capta o instantâneo de uma forma similar a fotografia.

Ao luar
Como reconhecer a flor da cerejeira?
Deixando-nos guiar pelo seu perfume

(Poema retirado da Antologia “Em boa companhia – Haicais”, Companhia das Letras, 2009, organização de Rodolfo Witzig Guttilla)

Colaboração:
Logotipo Faculdade de Letras da PUCRS Faculdade de Letras / PUCRS