O que é literatura noir?

De Souza Júnior em matéria para a Revista do Globo.

A literatura noir se caracteriza por apresentar histórias que misturam terror, mistério e elementos policiais, detetives e investigações que vão além dos conhecimentos de investigação criminal. O gênero recebeu esse nome justamente por ter como ambiente, na maioria das vezes, a noite, os bares, as ruas desertas e casas repletas de assombrações. O gênero nasceu nos Estados Unidos pouco depois da Primeira Grande Guerra, em publicações baratas chamadas revistas pulp. Nomes como Raymond Chandler, Dashiell Hammett e James M. Cain escreveram histórias noir que permanecem até hoje com sucesso entre as listas de livros mais procurados.

Porto Alegre teve seu escritor de literatura noir: Augusto Gonçalves de Souza Junior (1896-1945), foi jornalista, cronista, contista, romancista e político, pertenceu à Academia de Letras do Rio Grande do Sul e foi colaborador da Revista do Globo. Suas obras são: “Águas fortes” (1921), “Castelo dos fantasmas” (1927), “Enquanto a morte não vem” (1929), “Um clarão rasgou o céu” (1939).

Em suas narrativas encontramos situações ambientadas nos bairros de Porto Alegre da década de 30 do século XX: crimes, fantasmas, cenas que instigam a curiosidade do leitor e o medo do que iremos encontrar no próximo capítulo. Além disso De Souza Júnior também escrevia sobre a morte e os temores que ela desencadeia na mente humana.

A Biblioteca da PUCRS dispõe de exemplares da obra de Souza Júnior, se você ainda não conhece o gênero noir e as histórias contadas por ele, é uma boa oportunidade. Aproveite, é um mundo para ser descoberto.

Trecho de “Castelo dos fantasmas” :

“Porto Alegre vive numa hora de mistério e pavor! Um rastro de sangue, uma sapato feminino e um lencinho perfumado, com as iniciais R.R., são indícios de um crime tenebroso na Lomba do Pinheiro. Tratar-se-á de um delito passional ou de um roubo sórdido? – O cadáver ou cadáveres não foram encontrados. Desorientada, a polícia mostra-se impotente.”

Colaboração:
Logotipo Faculdade de Letras da PUCRS Faculdade de Letras / PUCRS