Paulo Thomas Mann, Julia e Amyr Klink em Paraty

Em linguagem ufanista, poder-se-ia dizer que Thomas Mann (1875-1955) também é brasileiro. Trocando em miúdos: a mãe do autor de A montanha mágica, Julia da Silva Bruhns, nasceu no Brasil, tendo nomeado o Nobel de Literatura de 1929 de Paulo Thomas, e o irmão, o escritor Heinrich Mann, de Luís Heinrich Mann. A casa colonial onde Julia morou até os sete anos, Engenho Boa Vista, está localizada em Paraty e é hoje propriedade do navegador Amyr Klink. Há anos, ela é motivo de disputa entre o proprietário e a família alemã, que desejava construir no local um centro cultural dedicado ao escritor.

20130715b

Na Flip (Festival Literário Internacional de Paraty) de 2013, Paulo Astor Soethe, Frido Mann (neto do escritor) e Karl-Josef Kuschel lançaram Terra mátria – A família de Thomas Mann e o Brasil, publicado primeiramente na Alemanha, em 2009. O evento incluiu uma conversa com os autores e a tradutora Sibele Paulino.

Durante o evento, Soethe avaliou que as memórias da mãe sobre o mundo estrangeiro podem fornecer uma chave de leitura da construção de importantes personagens de Mann e de seu olhar sensível para a pluralidade. O professor de Letras da Universidade do Paraná acredita que, pouco conhecida até mesmo entre especialistas, a ascendência brasileira sugere novas interpretações da obra e da vida do autor deMorte em Veneza e Doutor Fausto.

Autoria: Moema Vilela
Doutoranda da Faculdade de Letras / PUCRS
Colaboração:
Logotipo Faculdade de Letras da PUCRS Faculdade de Letras / PUCRS