Inclusão de tradução em Libras nos vídeos da Biblioteca Central

Acessibilidade Vídeo em Libras

A Biblioteca Central da PUCRS, em parceria com o Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva, vinculados à Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada (Prograd), apresenta o primeiro vídeo referente ao Projeto Informação Acessível, que inclui legendas e tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Desde 2016, a equipe da Biblioteca Central Irmão José Otão vem produzindo com periodicidade vídeos tutoriais sobre os mais variados serviços e recursos disponíveis à comunidade acadêmica.

Os tutoriais abordam temas como: localização do acervo, recursos tecnológicos, utilização de gerenciadores de referências, dicas sobre pesquisa, normas técnicas de documentação e diretrizes para formatação de trabalhos usando o Word.

A Biblioteca já produziu 27 vídeos que serão traduzidos retrospectivamente para Libras. Os novos vídeos a serem produzidos já serão disponibilizados com a legenda em texto e Libras.

O projeto foi idealizado pela equipe de bibliotecários da Biblioteca Central com o apoio da Coordenadora do Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva – Profa. Marlene Rozek, e assessoria da colaboradora técnica Tânia Brittes e da Profª Janaina Pereira Cláudio, como intérprete de Libras.

A iniciativa é pioneira na PUCRS e promove a autonomia do usuário, tornando acessível a informação sobre a utilização dos recursos e serviços da Biblioteca para pessoas com deficiência auditiva.

O vídeo publicado com a tradução em Libras orienta sobre a utilização dos scanners disponíveis nos 2º e 3º pavimentos da Biblioteca e pode ser visualizado no canal da PUCRS no YouTube.

Os vídeos serão amplamente divulgados nas redes sociais da Biblioteca Central Ir. José Otão: Twitter e Facebook.