Estuda de forma quantitativa a produção, disseminação e uso da informação científica que está registrada. É por meio de padrões e modelos estatísticos e matemáticos que é possível analisar e construir indicadores (número de trabalhos publicados, número de citações, etc.) sobre a produção científica. Com os resultados dessas medições, é possível prever e apoiar tomadas de decisões. Pode-se trabalhar com livros, periódicos científicos, artigos, etc. (Macias-Chapula, 1998).
MACIAS-CHAPULA, Cesar A. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 134-140, maio/ago. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651998000200005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 nov. 2018.
Indicadores bibliométricos
Conheça os principais indicadores bibliométricos:
O Fator de Impacto ou Impact Factor (IF) é a média de citações que recebem os artigos publicados em um determinado periódico científico. É atribuído pelo Journal Citation Reports (JCR) para comparar periódicos de uma mesma área do conhecimento.
O índice h é um indicador de desempenho que analisa de forma quantitativa a produção científica de um autor medindo, ao mesmo tempo, a sua produtividade (pelo número de publicações) e o impacto das suas publicações (pelo número de citações recebidas).
Indicador que mede o impacto das publicações através das citações.
Ferramentas para medições bibliométricas
Conheça as principais ferramentas para medições bibliométricas:
O Journal Citation Reports (Clarivate Analytics) permite avaliar e comparar publicações científicas utilizando dados de citações extraídos de revistas acadêmicas e técnicas e o impacto destas na comunidade científica indexadas pela coleção principal da Web of Science.
No link Métricas , você visualiza as publicações mais citadas em diferentes línguas e áreas temáticas.
O VOSviewer é uma ferramenta gratuita para construção e visualização de redes bibliométricas . Essas redes podem incluir, por exemplo, periódicos , pesquisadores ou publicações individuais , e podem ser construídas com base em relações de citação, acoplamento bibliográfico, cocitação ou coautoria (Centre for Science and Technology Studies, 2022).