Introdução ao uso da Biblioteca

Confira os principais recursos e serviços que a Biblioteca Central da PUCRS oferece para a comunidade acadêmica com vínculo ativo, bem como a forma de acesso a cada um deles.

Se precisar recuperar ou alterar sua senha de rede ou da Biblioteca, acesse trocasenha.pucrs.br.

1. Acesso remoto

As coleções on-line disponibilizadas pela Biblioteca da PUCRS e pelo Portal de Periódicos da CAPES podem ser acessadas integralmente de duas formas: a partir dos computadores da Universidade ou através da configuração do acesso remoto em computadores de uso pessoal.

Acesse a página de instruções sobre o Acesso Remoto e faça a configuração em seu computador. Após, na tela de login, insira os seguintes dados:

Nome de usuário: após portoalegre\ digite seu usuário de rede (que são os 8 primeiros dígitos de sua matrícula).

Senha: senha de rede (que é a senha com pelo menos 8 caracteres com letras, números e/ou símbolos).

 

2. Acesso ao site e recursos da Biblioteca

Através do site da Biblioteca, é possível acessar seu cadastro; controle de empréstimos, reservas e renovações de acervo físico; modelos de normas técnicas de documentação; plataformas de e-books; obtenção de cópia de documentos; entre outros.

O acesso ao site da Biblioteca e aos recursos a ele vinculados é feito através dos seguintes dados:

Categoria: selecione qual seu vínculo com a PUCRS.

Login: número de matrícula com 9 dígitos, sem o hífen (a matrícula está no cartão da PUCRS).

Senha: senha da Biblioteca com 4 dígitos.

 

3. Como acessar e-books

Caso você queira acessar um e-book específico, dirija-se à página de pesquisa de livros eletrônicos e faça uma pesquisa pelo título do livro. Alguns e-books serão acessados livremente se você já tiver configurado o acesso remoto em seu computador.

Os e-books disponibilizados pelas plataformas Minha Biblioteca e Biblioteca Virtual da Pearson exigirão um login adicional para abrir. Neste caso, os dados de acesso serão os mesmos que os usados para login no site da Biblioteca:

Categoria: selecione qual seu vínculo com a PUCRS.

Login: número de matrícula com 9 dígitos, sem o hífen (a matrícula está no cartão da PUCRS).

Senha: senha da Biblioteca com 4 dígitos.

 

 

4. Como pesquisar outros documentos

O OMNIS é a ferramenta de descoberta da PUCRS, por meio da qual você acessa o acervo físico e eletrônico disponibilizado pela Biblioteca. Para uma pesquisa ampla, deixe marcada a opção “Tudo”. Depois de efetuar a busca, pode-se filtrar apenas por “Recursos on-line”, conforme indicado na imagem a seguir:

 

 

A busca no OMNIS já integra os e-books e os periódicos de acesso on-line assinados pela PUCRS. No resultado de sua pesquisa, abaixo de cada registro, constará a forma de acesso ao documento:

 

 

O acesso ao texto completo de artigos de periódicos está disponível tanto nos computadores da Universidade quanto em computadores de uso pessoal que tenham a configuração de acesso remoto.

 

5. Como acessar bases de dados on-line

A PUCRS disponibiliza acesso a mais de 250 bases de dados com artigos científicos atualizados das mais diversas áreas do conhecimento. Após configurar o acesso remoto em seu computador, você terá acesso ao texto integral destes documentos.

Além da pesquisa geral no OMNIS, que também recupera artigos, você pode fazer buscas em bases de dados específicas, conforme a sua área de pesquisa. Para isto, consulte a página de Bases de Dados da Biblioteca e faça uma pesquisa pelo nome da base ou pela área do conhecimento. Para encontrar bases multidisciplinares, pesquise por “multidisciplinar”.

 

 

É preciso entrar nas bases de dados de interesse e efetuar sua pesquisa em cada uma delas para verificar os resultados. Algumas bases de dados que você tem acesso pela PUCRS são:

Web of Science: base de dados multidisciplinar que indexa somente os periódicos mais citados em suas respectivas áreas, com mais de 9.000 periódicos indexados e índice de citações.

Scopus: uma das maiores bases de resumos e referências bibliográficas de literatura científica revisada por pares, com mais de 18.000 títulos de 5.000 editoras internacionais.

BDTD: mais de 370.000 teses e dissertações em texto completo das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

PressReader: Acesso on-line a mais de 2.500 jornais diários e mais de 2.300 magazines de todo o mundo, em cores e no mesmo formato da página impressa.

Coleções da JSTOR: várias coleções que abrangem as áreas relacionadas à história da ciência e da pesquisa, ciências da vida, gestão e economia.

Embase: ferramenta de pesquisa biomédica. Inclui 32 milhões de registros, com informações sobre drogas e tratamento de doenças úteis para as áreas biomédica e farmacêutica desenvolverem novos medicamentos e descobrir novas aplicações para drogas existentes.

UpToDate: base de casos clínicos em Medicina. Apresenta artigos na área da saúde, informações sobre doenças, tratamento, diagnóstico, prevenção, interações de medicamentos, etc.

RTO: a Revista dos Tribunais Online (RTO) disponibiliza os conteúdos das publicações da editora Revista dos Tribunais, como artigos e livros. Oferece pesquisa por doutrina, jurisprudência, legislação e súmulas.