Acessibilidade

A Biblioteca Central possui uma estrutura acessível às pessoas com deficiência, disponibilizando espaço, equipamentos e softwares para pessoas com deficiência visual, além de tradução de vídeos para Libras.

Acesso e locomoção

A Biblioteca Central dispõe de amplos elevadores, rampas de acesso aos andares, banheiros adaptados e balcões nivelados para cadeirantes (no e no 3º pavimentos).

Espaço especial

Está à disposição da comunidade PUCRS e em geral uma sala exclusiva para atendimento de pessoas com deficiência visual, localizada no 2º pavimento.

Nessa sala estão disponíveis diversos recursos de tecnologia assistiva como equipamentos, softwares e acervo de livros falados.

Equipamentos

  • dois computadores;
  • scanner para digitalização de textos;
  • fones de ouvido para audição dos livros falados e de textos convertidos para áudio.

Softwares de leitura de tela

Softwares para leitura de tela utilizando sintetizadores de voz: JAWS, Virtual Vision e DOSVOX.

Softwares para conversão de texto em áudio falado

Conversão de textos para áudio (.DOC para .MP3, em português) através do serviço gratuito Robobraille.

Livros falados

Coleção de livros gravados em áudio em formato MP3 pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, saiba mais sobre o audiolivros.

Vídeos tutoriais com tradução para Libras

Vídeos tutoriais acessíveis para pessoas com deficiência auditiva, por meio da tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras), além de legendas.

Os tutoriais abordam temas como: localização do acervo, recursos tecnológicos, utilização de gerenciadores de referências, dicas sobre pesquisa, normas técnicas de documentação e diretrizes para formatação de trabalhos usando o Word.

Disponíveis na página de Tutoriais em vídeo da Biblioteca Central.