O Fator de Impacto ou Impact Factor (IF) é a média de citações que recebem os artigos publicados em um determinado periódico científico. É atribuído pelo Journal Citation Reports (JCR) para comparar periódicos de uma mesma área do conhecimento.
O JCR calcula o fator de impacto dividindo o número de citações de um periódico no ano pelo número total de artigos publicados nos dois anos anteriores.
Exemplo:
O Fator de Impacto de um determinado periódico em 2017 poderá ser calculado da seguinte forma:
Se X = o número total de vezes em que os itens publicados pelo periódico em 2015 e 2016 foram citados em periódicos indexados na Web of Science durante o ano de 2017.
Se Y = o número total de artigos publicados pelo periódico em 2015 e 2016.
Então, o Fator de Impacto da revista em 2017 será = X/Y.
O JCR abrange em sua base de dados mais de 11.600 periódicos, de 80 países, de diversas áreas do conhecimento e que compõem a coleção da base de dados Web of Science. Anualmente o JCR publica a atualização do Fator de Impacto dos periódicos e passou a apresentar uma lista com a distribuição das citações recebidas pelos artigos de cada revista e, também, uma lista com todos os artigos publicados pelo periódico avaliado e que são passíveis de receberam citações. Ou seja, essa última lista apresenta o número total de artigos publicados pela revista nos dois últimos anos que antecedem ao ano da avaliação do Fator de Impacto.
O Fator de Impacto teve seu início em 1955 em artigo publicado na Science, por Eugene Garfield, intitulado Citation indexes for science: a new dimension in documentation through association of ideas, que tratava de índices de citação e mencionava, pela primeira vez, o fator de impacto como métrica. O conceito evoluiu e se modificou caracterizando-se como uma de muitas métricas que avaliam revistas científicas. Hoje, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nas comissões científicas das áreas, utiliza esta e outras métricas como parâmetro nos critérios de classificação dos periódicos no Qualis.
Para quem serve o JCR?
- Pesquisadores: para identificar os periódicos mais adequados para publicação.
- Gestores institucionais e analistas de informação: para acompanhar padrões bibliométricos e de citação e apoiar as decisões estratégicas e de financiamento de uma instituição.
- Editoras e editores: para determinar a influência dos periódicos no mercado editorial e definir sua estratégia de publicação.
- Bibliotecários: para apoiar na escolha, seleção ou remoção de periódicos das coleções de bibliotecas e para entender como os pesquisadores vinculados a sua instituição estão contribuindo para esse periódico.
Como obter o Fator de Impacto de um periódico:
- Acesse o OMNIS;
- Acesse a opção de “Bases de dados”;
- Busque pela base de dados “JCR”;
- Acesse a interface da base, clicando no botão “Acessar”;
- Digite o título do periódico desejado na caixa de busca;
- Clique na “lupa” para iniciar a pesquisa.
ou através do Acesso Remoto.
Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com a Biblioteca.