Conheça os principais eventos que marcam a história da Biblioteca Central Irmão José Otão.
16 de dezembro de 2019 – Incorporação do acervo de Medicina
O acervo da Biblioteca da Escola de Medicina, localizado no prédio 60, foi incorporado ao acervo da Biblioteca Central Ir. José Otão, no prédio 16.
29 de novembro de 2018 – 40 anos da Biblioteca
A Biblioteca Central Ir. José Otão completou 40 anos de inauguração. Foi lançado um site comemorativo, que conta um pouco da história da Biblioteca em 40 fatos e fotos.
26 de maio de 2017 – Inauguração do Espaço Aberto
Inauguração do Espaço Aberto no 2º pavimento do prédio, um espaço multiuso e aconchegante onde é possível tomar café, realizar atividades em grupos e assistir a vídeos na Netflix ou no YouTube.
24 de abril de 2017 – Novo espaço: #DICASDELEITURA
Inauguração do espaço #DICASDELEITURA, localizado no térreo do prédio, que oferece dicas de leitura sugeridas pela Biblioteca, além de abrigar ações específicas em datas especiais.
20 de julho de 2016 – Novo site da Biblioteca
Lançamento do novo site da Biblioteca, em uma plataforma que facilita a atualização e o compartilhamento de conteúdos. O site teve o conteúdo, a estrutura hierárquica e o design totalmente remodelados.
Novembro de 2015 – Implantação do RDA
Início do processo de implantação do código RDA, que substituiu o AACR2, utilizado na Biblioteca desde 1978. Em junho de 2016 a Biblioteca comunicou a adoção do RDA nos registros bibliográficos e de autoridades, sendo pioneira no Brasil.
Outubro de 2015 – Scanners de autoatendimento
A Biblioteca disponibilizou dois scanners de autoatendimento, interativos, com painel sensível ao toque e de fácil uso, localizados nos 2º e 3º pavimentos.
Outubro de 2014 – OMNIS
A ferramenta OMNIS é baseada no conceito inovador de “descoberta”, que oferece no resultado de sua busca o acesso às informações contidas no acervo das Bibliotecas da PUCRS e em relevantes fontes acadêmicas mundiais.
Março de 2013 – Integração de recursos de pesquisa no website
Criada integração que passou a permitir ao usuário localizar todos os recursos impressos e eletrônicos.
7 de novembro de 2008 – Inauguração das novas instalações
2008 – Ampliação do prédio da Biblioteca
Ampliação para 21.000 m², através da integração de uma torre de 14 pavimentos à estrutura antiga. O projeto, idealizado pelo reitor Norberto Francisco Rauch, foi concluído na gestão do reitor Joaquim Clotet, comemorando o aniversário de 60 anos da PUCRS e os 30 anos da Biblioteca Central.
2006 – Início da reforma da Biblioteca
Até o momento a Biblioteca Central possuía uma área útil de 10.000m2 em três pavimentos.
Abril 2003 – Empréstimo automático
Foi instalado o primeiro serviço de empréstimo automático da América do Sul. O equipamento permite ao próprio usuário realizar seus empréstimos e além da emissão do recibo da operação efetuada, libera a obra para passar pelo sistema de segurança da Biblioteca Central.
Na foto: o Reitor da PUCRS, Irmão Norberto Francisco Rauch, e o Diretor da Biblioteca Central, Prof. César Augusto Mazzillo.
1997 – Criação do Laboratório de Recuperação e Preservação do Acervo
O LRPA utiliza técnicas de restauração, encadernação e brochura.
Jul. 1993 – Informatização do acervo
A Biblioteca Central passa a utilizar o Sistema ALEPH para a informatização do acervo, de forma pioneira no Brasil, que agora pode ser consultado através da Internet.
1982 – Biblioteca da Faculdade de Medicina
É criado o Centro de Estudos junto à Faculdade de Medicina, junto ao Hospital São Lucas da PUCRS.
29 nov. 1978 – Inauguração do prédio novo
Com a presença do então ministro da Educação, Euro Brandão.
1978 – Mudança para prédio novo
Mudança para um prédio de 10.000 m², especialmente construído para seu funcionamento, localizado no centro do Campus Universitário, sob a direção do Irmão Dionísio Fuertez Álvares.
1967 – Mudança para prédio da Reitoria
Com a transferência da PUCRS para o Campus Universitário, a Biblioteca foi instalada no segundo andar da Reitoria.
1940 – Origem do acervo da Biblioteca
Foi junto ao Colégio Nossa Senhora do Rosário, onde funcionavam as faculdades de Ciências Econômicas, Filosofia, Serviço Social e Direito da PUCRS.