Futebol e literatura

Em ano de Copa do Mundo, editoras e autores levantaram a bola do esporte também entre os livros. O aquecimento vem desde o ano passado, que contou com eventos literários dedicando mesas e destaques ao tema, como a Bienal do Livro e a Fliporto – esta última em novembro, que fez a primeira mesa sobre futebol e literatura com Marcelo Backes, José Francisco Viegas e Juca Kfouri.

005Neste ano, a estréia no mercado brasileiro da editora da Bateia mirou, além dos autores novos, os livros sobre futebol. Já foram anunciadas as coleções Livros do Penta, com autores de países onde o Brasil venceu a Copa do Mundo (com escritores do porte de Juan Pablo Villalobos e Alejandro Zambra) e a infantil Firula, que já publicou A turma da baixada, sobre o primeiro Grenal, o clássico entre Grêmio e Internacional.Para não deixar os colorados com ciúme, o segundo livro da coleção veio em seguida, o Vermelhôôô! A Terra é vermelha, sobre o título mundial que o Inter ganhou em 2006 no Japão.2014Fev03_Capa dos livros A turma da baixada e Vermelhôôô! A Terra é vermelha

Nesta semana (06/2), será a vez do Pacaembu se transformar em livraria. O livro Entre as quatro linhas – contos sobre futebol, organizado por Luiz Ruffato, será lançado no Museu do Futebol, que fica no estádio paulistano. O autor de Eles eram muitos cavalos escalou uma seleção vencedora: Cristovão Tezza, Eliane Brum, André Sant’Anna, Adriana Lisboa, Carola Saavedra, Rogério Pereira, Ana Paula Maia e Tatiana Salem Levy, Mário Araújo, Fernando Bonassi, Ronaldo Correia de Brito, Tércia Montenegro e Marcelo Moutinho. No lançamento, a promessa de uma noite de autógrafos com cara de dia de jogo, com debates ao redor de uma mesa de bar, com cerveja, caipirinha e petiscos.

Autoria: Moema Vilela
Doutoranda da Faculdade de Letras / PUCRS
Colaboração:
Logotipo Faculdade de Letras da PUCRS Faculdade de Letras / PUCRS