De uma maneira simples, o romance diferencia-se da novela pela extensão do texto, que é maior, entre outros fatores. Na novela predomina o evento, a história que é contada, enquanto no romance, acontece uma ambientação social e psicológica que fundamenta e configura o universo mimético vivido pelas personagens. No romance tudo é mais denso e mais lento. A novela por sua vez, é mais econômica, sintética e a ação acompanha apenas a trajetória de uma personagem. Em “Cândido” de Voltaire, acompanhamos as aventuras da personagem que dá nome ao livro. Ingênuo e por vezes crédulo, Cândido procura pela cidade perdida de Eldorado, onde todas as coisas são possíveis.
A origem da novela é atribuída à época do Renascimento, com a obra “O Decamerão” de Giovanni Boccaccio. Nela, um grupo de jovens reúne-se nas montanhas para contar histórias enquanto passa o tempo de retiro da peste que assola a cidade. São cem histórias, contadas por dez pessoas, cada uma das histórias constitui uma novela.
Grandes novelas da literatura universal: “Cândido ou otimismo” de Voltaire, “A volta do parafuso” de Henry James, “Aura” de Carlos Fuentes, “A morte de Ivan Ilicth” de Tolstói, “ A metamorfose” de Franz Kak, entre muitas outras.
Faculdade de Letras / PUCRS
retornar ao topo |