Clarice Lispector para crianças

Clarice Lispector (1920-1977) conta que, aos sete anos, mandava histórias para a seção infantil de um jornal. Nunca foram aceitas. Já adulta e mundialmente reconhecida como escritora, a autora de A hora da estrela se enveredou novamente na literatura infantil, publicando quatro livros: O Mistério do Coelho Pensante (1967), A Mulher que Matou os Peixes (1968), A Vida Íntima de Laura (1974) e Quase de Verdade (1978).

Neles, os personagens principais são animais (coelhos, peixes, baratas, ratos, galinhas, cachorros), que têm sua vida transformada no contato com os humanos. Recursos estilísticos se repetem entre os volumes, como o narrador próximo do leitor, que o interpela com perguntas e faz muitas digressões.

20130218b

Como em outros livros de Clarice Lispector, a autora investe no mundo interior dos personagens. Os resultados são galinhas como Laura, que tem vaidades, orgulhos e até certas sabedorias, como a de não desprezar as carijós por serem “de outra raça”. Para a autora, o que importa de Laura são seus “sentimentozinhos e pensamentozinhos”.

A escritora húngara naturalizada brasileira também reescreveu doze lendas do Brasil para crianças, no livroComo nasceram as estrelas (1987).

Autoria: Moema Vilela
Doutoranda da Faculdade de Letras / PUCRS
Colaboração:
Logotipo Faculdade de Letras da PUCRS Faculdade de Letras / PUCRS