Admiradores da literatura erótica, uni-vos! E vinde a Porto Alegre, onde o Sarau Erótico ilumina e tranquiliza a cidade.
Ilumina ao valorizar um tipo de literatura que tem muitos tons além do explicitamente comercial. Palavras de Carlos Drummond de Andrade, Anaïs Nin, Nelson Rodrigues, George Bataille, Dalton Trevisan, Hilda Hilst estão sempre lá, prontas a fazer jorrar luz sobre quem as escuta.
No último sarau, por exemplo, além da leitura de poesias de Drummond, também foi lembrado que em 1978 o poeta teve a ideia de fazer um Dicionário de termos eróticos e afins e delegou a tarefa ao amigo Horácio de Almeida, que assina a obra publicada em 1979. Então foram lidos (com regozijo) alguns termos do tal dicionário.
Na hora cheia que costuma durar a celebração, também se abre espaço para os autores menos conhecidos, para os contemporâneos, para os “malditos”. E ainda se encaixam (sempre cabe mais um) os textos do público.
Iniciativa das amigas Nanni Rios, Monique Esswein Guimarães e Pam Magpali, “três mulheres perdidamente apaixonadas por livros e por Eros, o deus grego do amor”, o Sarau Erótico existe desde o ano passado. Ocorre uma vez por mês – o próximo será em Abril – no Bar do Nito (Rua Lucas de Oliveira 105, 3333-6221).
Quem participa garante que após cada edição a cidade dorme em paz.
- Autoria: Luís Roberto Amabile
- Doutorando da Faculdade de Letras / PUCRS
Faculdade de Letras / PUCRS