Um sanduíche com Allen Ginsberg

Carl Solomon, Patti Smith, Allen Ginsberg e William S. Burroughs

Em 1969, Patti Smith encontrou Allen Ginsberg em uma cafeteria em Nova York. Ela estava tentando comprar um sanduíche dez centavos mais caro do que as moedas que trazia no bolso. Ginsberg, para ela “um dos grandes poetas e ativistas do país”, ofereceu-se para pagar o restante – e ainda a chamou para sentar. Deu tempo de falarem de Walt Whitman, até Ginsberg chegar mais perto e perguntar:

20131118b

– Você é menina?

O físico alto e magro da artista, completado pelo lookdesleixado, contribuiu para a façanha de ser convidada para um café pelo poeta admirado. Ele achara que Patti Smith fosse “um menino bonito”.

– Isso quer dizer que devo devolver o sanduíche? – ela teria respondido.

Já amigos, um tempo depois, Ginsberg perguntou como ela descreveria o encontro. “Diria que você me deu de comer quando eu estava com fome”, escreveu Patti Smith no livro Só garotos, em que narra a história de sua vida ao lado do fotógrafo Robert Mapplethorpe na cena artística nova-iorquina dos anos 1970. Poeta, cantora e performer, nascida em 1946, Patti Smith ganhou, com Só garotos, o National Book Award de não-ficção de 2010.

Autoria: Moema Vilela
Doutoranda da Faculdade de Letras / PUCRS
Colaboração:
Logotipo Faculdade de Letras da PUCRS Faculdade de Letras / PUCRS