De como Oswaldo França Jr. passou a perna em Rubem Braga e publicou um livro

Admirador de Rubem Braga, o escritor mineiro Oswaldo França Júnior levou para ele alguns contos, pra Braga ler e avaliar. Na época, Rubem Braga já era considerado um dos grandes cronistas brasileiros. O escritor consagrado gostou dos escritos do mais jovem e comentou que estava montando uma editora, só não podia publicar Oswaldo França Jr. porque ninguém o conhecia e contos não davam retorno financeiro. Rubem Braga teria dito: se fosse romance, eu editava.

20120430bOswaldo França Júnior mentiu pra Rubem Braga. Falou que tinha um romance, só não mostrava na hora porque precisava ajustar. Ok, Braga disse, era só fazer as correções e trazer. Oswaldo França Júnior então vendeu os carros, se trancou no quarto e avisou a mulher: “Não azucrina minha cabeça, não deixa o menino fazer bagunça, porque eu vou fazer um trabalho importante”.

O resultado, ele mandou pra Rubem Braga. A história era baseada em um vizinho, que tinha perdido a mulher. Só que Oswaldo França Júnior andava mal de dinheiro, mudando sempre de casa, e perdeu o contato com Rubem Braga. Um dia, na vitrine de uma livraria de Belo Horizonte, Oswaldo França Júnior vê o seu nome na capa de um livro. É “O viúvo”, seu primeiro romance, publicado em 1965.

Essa história foi contada em uma entrevista para a TV Minas, e compilada no Suplemento Literário de Minas Gerais em 1991. Depois de “O viúvo”, Oswaldo França Júnior escreveu seu romance mais premiado “Jorge, um brasileiro”, que foi levado ao cinema e serviu mais tarde de inspiração para a minissérie “Carga Pesada”, da Rede Globo.

Autoria: Moema Vilela
Doutoranda da Faculdade de Letras / PUCRS
Colaboração:
Logotipo Faculdade de Letras da PUCRS Faculdade de Letras / PUCRS