A produtiva amizade de Rodrigo Lacerda e Ronaldo Correia de Brito

Os amigos Rodrigo Lacerda e Ronaldo Correia de Brito costumam trocar impressões sobre os livros que estão escrevendo. Rodrigo, por exemplo, ajudou Ronaldo a selecionar os contos que entraram em Livro dos Homens (Cosac Naify, 2005) e também opinou sobre o premiado Galiléia (Alfaguara, 2008). Ronaldo, por sua vez, deu palpites fundamentais em Outra Vida (Alfaguara, 2009).

20120521bEm entrevistas, Rodrigo Lacerda contou que Outra vida foi o livro que quebrou os paradigmas que ele tinha de si mesmo enquanto escritor. A obra levou oito anos para ficar pronta. O período, segundo o autor, foi necessário para que ele conseguisse compreender os personagens. O romance discute os dilemas de um casal à beira da ruína. Apesar de seus nomes nunca serem ditos, os protagonistas são minuciosamente analisados pelo narrador.

A versão final de Outra vida ficou com 180 páginas, porém o livro chegou a ter 300 páginas. A sugestão para os cortes radicais veio de Ronaldo Correia de Brito. Foi ele quem aconselhou o amigo a tirar dois capítulos inteiros. Rodrigo foi além. Após conversar com seu editor, enxugou todo o texto e acabou cortando três capítulos. A mudança valeu a pena: Outra Vida foi finalista dos prêmios São Paulo de Literatura, Portugal Telecom e Jabuti.

Autoria: Luís Roberto Amabile
Doutorando da Faculdade de Letras / PUCRS
Colaboração:
Logotipo Faculdade de Letras da PUCRS Faculdade de Letras / PUCRS