Você rejeitaria um livro de Amílcar Bettega Barbosa?

Vencedor do prêmio Portugal Telecom de 2005,Os lados do círculo (Companhia das Letras, 2004), consagrou Amílcar Bettega Barbosa como um dos melhores contistas de língua portuguesa. O livro foi o segundo que Amílcar escreveu. Porém foi o terceiro a ser publicado. O motivo é que nenhuma editora se interessava por ele.

20120716bAmílcar disse ter perdido a conta de quantas editoras para as quais mandou Os lados do círculo. Todas o recusaram. Tanto que o autor desistiu por um tempo de tentar publicá-lo. Resolveu se concentrar em Deixe o quarto como está (Companhia das Letras, 2002), que teve melhor sorte. Logo foi aceito por uma grande editora e recebeu menção especial no prêmio Casa de Las Américas, de Cuba.

Só então Amílcar pode voltar a Os lados do círculo. Retrabalhou os contos, que segundo ele refletem a sensação de encarceramento e falta de perspectivas da realidade urbana contemporânea. Reenviou a obra à editora. Que dessa vez a aceitou. E quem a rejeitou antes deve ter se arrependido…

Autoria: Luís Roberto Amabile
Doutorando da Faculdade de Letras / PUCRS
Colaboração:
Logotipo Faculdade de Letras da PUCRS Faculdade de Letras / PUCRS