Como Mario Bellatin publicou o seu primeiro livro.

Você está em casa e ouve alguém bater à porta no fim da tarde. Abre. E dá de cara com um homem baixo, careca e com um gancho em vez de uma das mãos. Talvez você o ache ameaçador, mas ele apenas lhe pergunta:
“Quer comprar uma cota do meu livro?”

20120924bA cena parece inverossímil, mas acontecia com frequência em Lima, Peru, em 1986. Conforme contou o escritor Mario Bellatin na Festa Literária Internacional de Paraty de 2009, naquela época – ainda era um autor inédito – tinha escrito um livro chamadoMujeres de Sal e sentia que se não o publicasse não poderia continuar escrevendo. Como não conseguia editora, resolveu sair batendo na porta de seus conhecidos, e às vezes na porta de quem não conhecia, oferecendo um exemplar do livro que ainda não tinha sido publicado. E deu certo: com o dinheiro arrecadado, ele conseguiu pagar a publicação.

Bellatin, que é mexicano de família peruana, nasceu sem o braço direito devido a uma má formação congênita e muitos de seus personagens sofrem de anomalias – em sua obra há castrados, paralíticos, mutilados. Sua literatura também é conhecida pelo estilo direto e às vezes lacônico.

O escritor morou muito tempo no Peru, mas hoje vive na cidade do México, onde em 2001 a Escuela Dinamica de Escritores. No Brasil, ele já teve lançado os livros Flores e Cães heróis.

Autoria: Luís Roberto Amabile
Doutorando da Faculdade de Letras / PUCRS
Colaboração:
Logotipo Faculdade de Letras da PUCRS Faculdade de Letras / PUCRS