Você sabe que obra sobre gatos inspirou um famoso musical da Broadway?

Cats

O musical Cats estreou no West End em 1981. Hoje é o segundo show mais duradouro na história da Broadway, onde se apresentou no ano seguinte. Ele foi traduzido e encenado do Japão ao Brasil, em uma centena de cidades no mundo, e ganhou prêmios como o Tony Awards e o Laurence Olivier. Composto por Andrew Lloyd Webber, Cats é baseado num livro infantil de T. S. Eliot, Old Possum’s Book of Practical Cats, de 1939.

T. S. Eliot (1888-1965) adorava gatos e escreveu muitos dos poemas em cartas para afilhados e amigos, até os reunir em livro. A primeira edição ganhou ilustrações do próprio autor e logo se tornou um clássico da literatura infantil, ficando ainda mais conhecido depois do sucesso da superprodução no teatro musical. Já o compositor inglês decidiu musicar a obra por ser uma de suas favoritas na infância. Ele começou este trabalho em 1977, interessado também em utilizar um método diferente do que estava acostumado, de primeiro compor a música e depois fazer os versos. É o que o músico conta no programa da primeira apresentação de Cats em Londres, disponível na página de Webber na internet.

Com a musicalidade das rimas e a autorização encorajadora de Valerie Eliot, viúva do poeta, Andrew Lloyd Webber teve sucesso na empreitada. Acrescentou ao musical canções para além do livro, como Memory e The moments of happiness, esta última valendo-se de uma passagem dos famosos Quatro Quartetos de Eliot.

Thomas Stearns Eliot nasceu em St. Louis, Missouri, tornando-se cidadão britânico em 1927. Aclamado em especial por A Terra Desolada e os Quatro Quartetos, ganhou o Nobel da Literatura em 1948. Em português, uma das últimas traduções de Old Possum’s Book of Practical Cats foi realizada por Ivo Barroso para a Companhia das Letrinhas, sob o nome Os gatos (2010).

Autoria: Moema Vilela
Doutoranda da Faculdade de Letras / PUCRS
Colaboração:
Logotipo Faculdade de Letras da PUCRS Faculdade de Letras / PUCRS