Você já imaginou ver os Contos Gauchescos na tela do cinema?

Em 2012, comemora-se o centenário dos Contos Gauchescos, obra literária obrigatória nas escolas e universidades do sul, ícone do regionalismo que muito contribuiu para consolidar uma imagem da identidade cultural gaúcha. Aos cem anos dos contos escritos por João Simões Lopes Neto, o livro ganha adaptação cinematográfica nas mãos de Henrique Freitas Lima e da produtora Cinematográfica Pampeana.

Formado por cinco episódios e finalizado em 2011, o longa-metragem foi realizado em dois formatos, um para cinema e outro para tevê – este para exibição dos episódios em separado, de 25 minutos cada um. Além da Abertura, que faz uma síntese breve da vida e obra de Simões Lopes Neto, há a adaptação dos contos Jogo do osso, Os cabelos da china, Contrabandista e No manantial.

Neles, o valoroso vaqueano Blau Nunes, o narrador, ganha outro corpo e outra voz, mas continua observando e relatando com perícia as histórias de paixão, vingança, traição, ciúme, defesa da honra, amor pelo campo, numa representação que revela muito sobre os valores do século passado no sul do país, tão bem descritos pelo pelotense criador de Contos Gauchescos (1912) e Lendas do Sul (1913).

Desde março, o filme está em turnê pelo Rio Grande do Sul, em parceria com o Sesc e a Associação Lígia Averbuck. Exibindo o material em primeira mão para estudantes, o projeto tem como um dos objetivos inserir as novas gerações, muito influenciadas pelo audiovisual, na obra de Simões Lopes Neto.

Autoria: Moema Vilela
Doutoranda da Faculdade de Letras / PUCRS
Colaboração:
Logotipo Faculdade de Letras da PUCRS Faculdade de Letras / PUCRS