Você já ouviu falar em DJ literário?

O trabalho do disc jockey, o popular DJ que seleciona e edita músicas previamente gravadas e anima as pistas de dança, deu origem a uma experiência voltada para a literatura: o DJ literário.

A experiência pioneira em rede no Brasil é o site MixLit, de Leonardo Villa-Forte, que recombina trechos de diversas obras, misturando autores e estilos para formar novos textos. O esforço de continuidade narrativa produz textos geralmente lineares, a partir de uma costura ousada que pode unir Salman Rushdie, Witold Gombrowicz, Menotti del Picchia e Bruna Beber. Como o DJ dá sempre as referências de cada trecho, o leitor pode localizar a obra, com editora, ano, tradutor. Pode também mobilizar seu repertório literário para tentar descobrir de onde veio cada frase, personagem, cena ou título.

Em entrevistas, Leonardo Villa-Forte conta que considera a experiência uma radicalização da figura do leitor como criador de sentido, e no site cita o Manifesto Sampler, de Fred Coelho e Mauro Gaspar, como fonte de inspiração.

Para conhecer: http://mixlit.wordpress.com/

Autoria: Moema Vilela
Doutoranda da Faculdade de Letras / PUCRS
Colaboração:
Logotipo Faculdade de Letras da PUCRS Faculdade de Letras / PUCRS