Você sabe o que se comemora no dia 6 de junho?

Todos aqueles que se interessam pela educação e a divulgação da cultura, têm muitos motivos para festejar esta data. Ela é dedicada ao padroeiro dos professores e da educação, São Marcelino Champagnat.

Nascido nos arredores de Lyon, durante a Revolução Francesa (20/5/1789), Marcelino Champagnat cresceu em meio a um ambiente de total degradação da situação do ensino e interessou-se, desde cedo, por criar condições que diminuissem a penosa condição de ignorância e abandono, que se alastrara especialmente entre os mais jovens.

São Marcelino Champagnat (St. Marcellin Champagnat) 1789-1840
São Marcelino Champagnat (St. Marcellin Champagnat) 1789-1840

Com pensamentos que iam além das ideias educacionais de seu tempo, Champagnat elaborou e aperfeiçoou um sistema de valores educativos, implantando as mais efetivas abordagens pedagógicas de sua época.

Fundador do Instituto dos Irmãos Maristas, em 1817, Champagnat deu início a um estilo de educação, hoje difundido em 77 países.

20110606c

Em 18 de abril de 1999, o Papa João Paulo II canonizou São Marcelino Champagnat, reconhecido como Santo da Igreja Católica.
Ele é considerado o “Santo da Escola” e um grande precursor dos modernos métodos pedagógicos, que excluem todo tipo de castigo na educação.

Por todo o mundo, as escolas maristas organizam festas para celebrar o dia do seu padroeiro, com exposições, palestras, competições de trabalhos de arte, pinturas e desenhos, premiando estudantes do curso fundamental e secundário.

Ainda hoje, comemoramos as melhorias promovidas por São Marcelino Champagnat na pedagogia do século XIX. Atitudes como a reformulação do método da leitura, o cuidado com a caligrafia, introdução do canto e do solfejo, melhoras no ensino da matemática, do desenho, da gramática e o desenvolvimento da educação física e do esporte.

Estátua de São Marcelino Champagnat no Campus Central da PUCRS, em Porto Alegre.
Estátua de São Marcelino Champagnat no Campus Central da PUCRS, em Porto Alegre.
Autoria: Mires Batista Bender
Doutoranda da Faculdade de Letras / PUCRS
Colaboração:
Logotipo Faculdade de Letras da PUCRS Faculdade de Letras / PUCRS