Você sabe qual é o fantasma com o maior número de aparições?

O fantasma da ópera é a peça com o maior número de execuções na história da Broadway.

O musical de Andrew Lloyd Webber estreou em 1986 e estima-se já ter sido visto por mais de cem milhões de pessoas em cerca de sete mil e quinhentas performances. Seu texto original é adaptado da obra prima do escritor francês Gaston Leroux, Le fantôme de l’opéra, publicado em 1910.

20111121b

Num enredo que mescla romance, música, mistério, suspense, horror e tragédia, apresenta-se o “fantasma”, assombrando o teatro com sua história de amor e mortes.

20111121c

A trama se passa no século XIX e tem como cenário o monumental edifício da Ópera de Paris, onde uma série de acidentes deixa artistas e funcionários com a impressão de estarem habitando um “castelo” mal assombrado.

20111121d

Na verdade, o fantasma é o rancoroso e atormentado Erik, que vive nos subterâneos da ópera, tentando esconder de todos sua deformidade física. Esse homem apaixona-se pela bela cantora principal, Christine Daaé e se torna um obstáculo poderoso entre a moça e seu namorado, o Visconde Raoul de Chagny.

20111121e

A jovem, que no início o julgava um anjo protetor, vai passar a sofrer com o fascínio que Eric lhe provoca e tornar-se cada vez mais vítima de sua dominação.

A trama tem seu ápice quando Erik sequestra Christine e a conduz aos dutos subtarrâneos do teatro, onde vive, no intuito de obrigá-la a casar-se com ele. Quando a jovem, abnegada, o aceita para evitar sua fúria vingativa, ele se comove e a deixa ir.

20111121f

O romance já foi inúmeras vezes transposto para os palcos e para as telas dos cinemas, com grande sucesso. A primeira versão de O fantasma da ópera para o cinema foi em um filme mudo, em preto e branco, realizado em 1925 pelos estúdios Universal.

A peça do renomado compositor e produtor musical britânico, Andrew Lloyd Webber é considerada a maior atração teatral de todos os tempos.

20111121g

Colaboração:
Logotipo Faculdade de Letras da PUCRS Faculdade de Letras / PUCRS