Vinicius de Moraes (Rio de Janeiro, 1913-1980), é um dos mais significativos nomes de nossa literatura. A poesia do século XX é marcada pela sua presença em sonetos, elegias, peças de teatro e canções que foram imortalizadas por diversas vozes da MPB.
Lembramo-nos sempre de “Soneto de fidelidade”, “Orfeu da Conceição”, e das canções que marcaram o compasso da Bossa Nova como “Garota de Ipanema”, “Canto de Ossanha” e “Arrastão” que foram cantados por Elis Regina (1945-1982) em festivais de música. Também é conhecida e apreciada sua parceria com Tom Jobim (1927-1994).
Acompanhando a modernidade, a obra do poeta, está disponível em dois sites bem interessantes: http://www.viniciusdemoraes.com.br/, onde estão disponíveis todas as obras do autor, imagens, canções, textos críticos e fotos. Pode-se montar uma antologia com os poemas prediletos e escolher uma capa.
Em www.brasiliana.usp.br/node/455, site da Universidade de São Paulo, estão livres para acesso público. Nele, encontramos textos sobre Vinicius de Moraes, assim como originais em pdf, disponíveis para leitura.
Faculdade de Letras / PUCRS