Você sabia que a literatura constrói lugares imaginários?

Oz, mundo imaginado por L. Frank Baum, para o cenário de “O mágico de Oz”.

A literatura é a arte da ficção. Nela são projetadas personagens, tempos e espaços. Há cidades inventadas em lugares nunca vistos pelo homem. Ou ainda locais que existem dentro de espaços conhecidos.

Alberto Manguel, escritor argentino, publicou seu primeiro livro em 1980, justamente um “Dicionário de lugares imaginários”. Em parceria com Gianni Guadalupi. É um guia de países, estados, cidades ficcionais. Foram lidos para a elaboração do guia mais de dois mil livros. Dos lugares foram detalhados aspectos como a geografia, os costumes, a história, a fauna e a flor.

São apresentados lugares que conhecemos de nossas leituras: Oz. Ruritânia, Cristianópolis, ou ainda a Terra Média, local onde se passa a narrativa do Senhor dos Anéis de Tolkien.

Jorge Luís Borges, com a ajuda da historiadora Margarida Guerreiro também escreveu O “Livro dos Seres Imaginários” em que faz um levantamento dos seres inventados desde a Fênix até as sereias, passando por gnomos, fadas, unicórnios, hidras, e até mesmo o Golem. São seres que habitam as ficções criadas por Homero, Shakespeare, Kafka e ainda C. S. Lewis.

Colaboração:
Logotipo Faculdade de Letras da PUCRS Faculdade de Letras / PUCRS