A morte de Sylvia, um poema de Anne

Anne Sexton
Anne Sexton

Em um famoso poema, Sylvia’s Death, Anne Sexton fala de si mesma como ladra, ao pensar o suicídio de Sylvia Plath. A autora de A redoma de vidro teria feito primeiro o que Sexton “quisera tanto e por tanto tempo”, diz o poema – que está, não por acaso, em Live or Die livro ganhador do prêmio Pulitzer em 1966, mesmo ano de uma nova tentativa de suicídio de Anne Sexton.

Em entrevista para a Paris Review, Sexton diz que ela e Plath costumavam conversar demoradamente e em detalhes sobre suas tentativas de morrer. “Como se a morte nos tivesse feito um pouco mais real naquele momento” (Paris Review 52). Ambas as poetas tinham em comum muitas outras coisas, em obra ou em vida – como o fato de terem crescido no mesmo lugar em Massachusetts, Wellesley, e terem feito aulas de poesia com Robert Lowell no final dos anos 1950.

Sylvia Plath
Sylvia Plath

Sexton seguiu Plath em 1974. Conta-se que vestiu um casaco da mãe, tomou vodca, entrou no carro estacionado na garagem, ligou o rádio e se esperou sufocar – deixando para nós, como a antecessora, poesias fortes de vida e de morte.

Autoria: Moema Vilela
Doutoranda da Faculdade de Letras / PUCRS
Colaboração:
Logotipo Faculdade de Letras da PUCRS Faculdade de Letras / PUCRS