Participe de treinamentos on-line e gratuitos oferecidos pelo Portal de Periódicos da CAPES

Coleções on-line Portal de Periódicos da CAPES Treinamentos on-line

CAPES oferece treinamentos on-line no uso do Portal de Periódicos por área do conhecimento em diversas opções de datas.

Os treinamentos possuem mais de um horário disponível e a duração varia entre 30 minutos e três horas, conforme o assunto. Possui certificado de participação.

Na página de treinamentos da CAPES está disponível calendário com todas as datas agendadas, além de descrição e programação do evento e material didático relacionado.

Inscreva-se e saiba mais na página de treinamentos do Portal ou acesse http://periodicos.capes.gov.br → Suporte → Treinamentos.

Importante: para participar do treinamento, é necessário realizar a inscrição e aguardar o convite da reunião por e-mail (MConf). Recomenda-se utilizar o navegador Mozilla Firefox e possuir Java e Flash atualizados.

O treinamento de uma mesma área pode ser diferente conforme as bases de dados apresentadas.

Veja abaixo os treinamentos disponíveis entre agosto e dezembro de 2017.

Multidisciplinar
Linguística, Letras e Artes
Ciências Ambientais
Ciências Agrárias
Inclui as áreas de Agronomia, Ciência e Tecnologia dos Alimentos, Engenharia Agrícola, Medicina Veterinária, Recursos Florestais, Engenharia Florestal, Recursos Pesqueiros, Engenharia da Pesca e Zootecnia.
Ciências da Saúde
Inclui as áreas de Educação Física, Esportes, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Saúde Coletiva.
Ciências Exatas e da Terra
Inclui as áreas de Astronomia, Astrofísica, Ciência da Computação, Física, Geociências, Meteorologia, Matemática, Oceanografia, Probabilidade, Estatística e Química.
Ciências Humanas
Inclui as áreas de Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Educação, Ensino de Ciências e Matemática, Filosofia, Geografia, História, Psicologia, Sociologia, Teologia e Religião.
Ciências Biológicas
Inclui as áreas de Anatomia, Bioquímica, Biofísica, Botânica, Citologia, Biologia Molecular, Histologia, Ecologia, Farmacologia, Fisiologia, Genética, Imunologia, Microbiologia, Neurologia, Parasitologia e Zoologia.
Ciências Sociais Aplicadas
Inclui as áreas de Administração de Empresas, Administração Pública, Contabilidade, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Informação, Comunicação, Demografia, Desenho Industrial, Direito, Economia, Economia Doméstica, Museologia, Planejamento Urbano e Regional, Serviço Social e Turismo.
Engenharias
Inclui as áreas de Engenharia, especialidades (Aeroespacial, Biomédica, Civil, Materiais, Metalúrgica, Minas, Produção, Higiene, Segurança do Trabalho, Transportes, Elétrica, Eletrônica, Telecomunicações, Mecânica, Térmica, Sólidos, Naval, Oceânica, Nuclear, Química e Sanitária).
Portal de Periódicos Capes
De forma interativa e prática, o instrutor demonstra as etapas da pesquisa bibliográfica, com a pré-busca (operadores booleanos, estratégias para truncar termos, uso de caracteres especiais), pós-busca (uso de filtros e delimitadores especiais) e além da gestão de resultados (salvar estratégia de busca, criar pastas locais e alertas).
Treinamento da base be bados “Begell House”
A base aborda duas áreas distintas: áreas de ciências exatas e da saúde. Especificamente o treinamento inclui temas como engenharia de fluidos, transferência de calor e massa térmica, sistemas multifásicos, dinâmica de fluidos, mecânica computacional, nuclear, química, nanotecnologia, ciências dos materiais, telecomunicações, pesquisa biomédica em câncer, imunologia, drogas terapêuticas, implantes, entre outras.