BiblioCine: mostra de cinema na Biblioteca – 20 a 31/08

BiblioCine Cinema Exposição

A Biblioteca Central da PUCRS realiza, entre os dias 20 e 31/08 no Espaço Cultural, o BiblioCine: mostra de cinema na Biblioteca.

O objetivo do BiblioCine é celebrar o cinema brasileiro por meio de sessões de exibição de filme e de exposição de cartazes de cinema da Coleção Paulo Fontoura Gastal.

Exposição de cartazes de cinema: de 20 a 31/08

A Coleção P. F. Gastal foi adquirida pela Biblioteca Central em 2003. O jornalista e crítico de cinema reuniu obras clássicas do cinema norte-americano e preciosidades do cinema brasileiro. Integram esta coleção 1.397 cartazes de cinema. Durante o BiblioCine serão expostos alguns cartazes que prestigiam e celebram o cinema brasileiro.

Exibição de filme: 22 e 23/08 às 17h

O filme selecionado para exibição foi “O palhaço”. Dirigido, co-escrito e estrelado por Selton Mello, o filme foi escolhido pela ABRACCINE como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

O DVD é parte da Coleção Cinema Brasileiro Contemporâneo, doado pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE) à Biblioteca Central em 2016. O objetivo da Coleção, segundo o diretor da Ancine Manoel Rangel, é promover maior visibilidade cinematográfica brasileira, por meio de exibições gratuitas.

O filme será exibido nos dias 22 e 23/08 às 17h, no Espaço Cultural da Biblioteca, e a classificação indicativa é de 10 anos.

Dicas de Leitura

Durante o BiblioCine alguns filmes da Coleção Cinema Brasileiro Contemporâneo estarão no Espaço #DICASDELEITURA, no Térreo da Biblioteca, disponíveis para empréstimo pela comunidade acadêmica da PUCRS.

BiblioCine: mostra de cinema na Biblioteca
Exposição de cartazes e DVDs: 20 a 31/08
Exibição do filme “O palhaço”: 22 e 23/08, às 17h, no Espaço Cultural da Biblioteca (térreo)

A exposição e a exibição de filmes são abertas ao público, com entrada gratuita.

Cartaz do BiblioCine: mostra de cinema na Biblioteca. Apresenta cena do filme com Selton Mello vestido de palhaço, em frente a uma tenda de circo, com um Fusca ao lado.
Cartaz do BiblioCine: mostra de cinema na Biblioteca.