Você sabe qual a biblioteca mais antiga do mundo?

Acredita-se que a biblioteca mais antiga do mundo e também a mais famosa seja a Biblioteca de Alexandria, ou Biblioteca Real de Alexandria, no Egito. Seu acervo chegava a setecentos mil volumes, entre os quais quarenta a sessenta mil manuscritos em rolos de papiro. A raridade e a quantidade de obras que a biblioteca possuía, renderam-lhe o prestígio de ser a maior biblioteca da antiguidade.

Criada no século III a.C, durante o reinado de Ptolomeu II do Egito, a biblioteca resistiu até a Idade Média, quando teve parte de seu acervo perdido em um incêndio. A Biblioteca de Alexandria era composta por duas partes: a Mãe e a Filha. A segunda era usada como depósito ou compartimento da primeira. Com o incêndio da Mãe (de causa acidental), a Filha passou a ter maior importância, sendo a sede da biblioteca em definitivo. Porém em 391 d.C a Biblioteca Filha foi totalmente destruída durante o império de Teodósio, juntamente com um enorme templo a Serápis (deus egípcio), por Teófilo. A ordem levou à destruição um dos maiores patrimônios da história da Humanidade. Em suas galerias habitavam títulos de geometria, trigonometria, astronomia, medicina, literatura e filosofia. Gregos, romanos e outros povos da antiguidade tinham ali suas memórias e identidades preservadas.

Em 1974 um grupo de arquitetos noruegueses projetou e conseguiu fundos com a Unesco e o governo egípcios para a construção de uma nova biblioteca. A instituição abriga além do ambiente principal, quatro bibliotecas especializadas, laboratórios, planetário, e museus de ciência e caligrafia. Site da nova biblioteca: http://www.bibalex.org

Colaboração:
Logotipo Faculdade de Letras da PUCRS Faculdade de Letras / PUCRS