Palestra sobre Gestão de Coleções na Biblioteca do Congresso Americano

Bibliotecários Digitalização Evento Obras raras Preservação

Em 15 de julho, a Biblioteca da PUCRS marcou presença no evento “Experiências de Preservação e Gestão de Coleções na Biblioteca do Congresso“, com a Diretora de Coleções da Divisão de Gestão e Preservação de Coleções da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, Beatriz Haspo.

O evento foi realizado no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, que atualmente desenvolve o Projeto de Digitalização do Acervo Documental do MARGS. Saiba mais.

Na ocasião, Beatriz abordou as técnicas de conservação e preservação dos mais variados materiais armazenados na Biblioteca do Congresso. Explorou os critérios para categorização de itens das coleções gerais e especiais, bem como expôs a logística de transferência de materiais e os processos de arquivamento.

Anamaria Ferreira, bibliotecária da PUCRS

A digitalização dos materiais também foi um tópico desenvolvido, sendo que o método e a disponibilização devem respeitar as condições e os direitos autorais de cada obra.

A participação neste evento foi mais uma iniciativa da Biblioteca da PUCRS para atualização da equipe e melhoria contínua dos serviços prestados. Estavam presentes as bibliotecárias Aline Debastiani do Setor de Serviços, Fernanda Handke do Setor de Suporte e Desenvolvimento, e Anamaria Ferreira, do Setor de Tratamento da Informação e responsável pelo acervo de obras raras da Biblioteca da PUCRS.

Saiba mais sobre o acervo de obras raras da Biblioteca da PUCRS.