Preciosidades na Biblioteca

Coleções especiais Pesquisa Serviços

Imagine um acervo com relíquias cinematográficas, preciosidades sobre a história do Rio Grande do Sul e materiais que pertenceram a grandes nomes do nosso Estado

Pois este acervo faz parte das Coleções Especiais da Biblioteca Central.

Paulo Fontoura Gastal, Henrique Padjem, Júlio Petersen e Luiz Paulo Pilla Vares colecionaram acervos pessoais preciosos que hoje fazem parte do acervo da Biblioteca. Além das bibliotecas particulares das personalidades, no 6º pavimento também estão a Coleção Especial Universidade e as Obras Raras.

Conheça um pouco sobre as coleções e as personalidades:

 

Obras Raras

A Coleção de Obras Raras da Biblioteca Central possui cerca de quatro mil títulos e está constituída por obras publicadas do século XVI ao século XX, abrangendo todas as áreas do conhecimento. A partir de 1998, foram definidos critérios específicos para avaliação do acervo, tendo início o seu processamento técnico.

Entre muitas preciosidades, pode-se citar a existência de um importante conjunto de documentos sobre a flora brasileira: Flora brasiliensis (1840-1906), Flora do Rio Grande do Sul (1944), Sertum palmarum brasiliensum (1903), Hortus fluminensis (1894) e ainda edições princeps da literatura nacional e internacional. Saiba mais.

 

Coleção Especial Universidade

 

Com o objetivo de armazenar e preservar a memória institucional da PUCRS, essa coleção foi criada pela Biblioteca, garantindo a existência e permanência de pelo menos um exemplar de obras as quais a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul seja assunto e/ou autor da obra.

 

 

Paulo Fontoura Gastal

Coleção de obras clássicas norte-americanas das décadas de 20 a 60 e preciosidades do cinema brasileiro. Contém livros, folhetos, periódicos e cartazes.

Quem foi P. F. Gastal?

Jornalista e crítico de cinema, nasceu em 1922 e faleceu em 1996. Escreveu para jornais e revistas de Porto Alegre, incluindo a Revista do Globo e o Correio do Povo. Além disso, dedicou seu tempo livre à tentativa de organizar o acervo de livros, revistas, fotografias, recortes e filmes que durante toda a vida colecionara. Após seu falecimento, foi homenageado com a nomeação de uma rua na zona sul e uma sala de cinema na Usina do Gasômetro, ambas na cidade de Porto Alegre/RS.

 

Henrique Padjem

Esta coleção contém livros, folhetos, periódicos e cartazes com ênfase nos astros hollywoodianos e nos filmes de faroeste.

 

Quem foi Henrique Padjem?

Decorador e precursor da Arquitetura de Interiores. Colecionava obras referentes ao cinema, iniciando sua coleção de histórias em quadrinhos quando tinha oito anos de idade. Por volta de 1938 começou a colecionar fotografias de cowboys e seriados. Ao longo dos anos foi ampliando sua coleção de materiais que contam a história do cinema. Muitas das peças foram compradas pelo colecionador em outros países, sendo assim obras importantes e raras.

 

Júlio Petersen

Este acervo tem como base obras sobre o Estado do Rio Grande do Sul, sendo destacadas as áreas de história, geografia e literatura.

Quem foi Júlio Heinzelmann Petersen?

Foi goleiro do Sport Club Internacional e do Grêmio Foot-ball Porto-Alegrense e mais tarde atuou como árbitro de futebol. Nasceu em 1918 e faleceu em 2002. Foi nomeado Sócio Honorário da Associação Gaúcha de Árbitros e laureado pela Federação Rio-Grandense de Futebol, ambas as distinções conferidas por relevantes serviços prestados ao futebol gaúcho. Construiu a maior coleção particular de obras sobre o Rio Grande do Sul. Júlio Petersen sempre manifestou o desejo de que seu acervo não fosse desmembrado nem saísse do Rio Grande do Sul, após sua morte, a biblioteca foi adquirida pela PUCRS.

Faz parte deste acervo, a versão digitalizada da obra Ensiqlopèdia ou seis meses de uma enfermidade, de José Joaquim de Campos Leão, o Qorpo Santo. É uma coleção de nove volumes, que teve publicação periódica entre 1868 e 1873, nas cidades de Alegrete e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Contém textos dos mais diversos gêneros literários, como a poesia, o teatro, a crônica, a biografia e a prosa, construindo uma ideia de uma obra universal. Acesse a obra digitalizada.

 

Pilla Vares

O acervo tem como base obras sobre política, filosofia, socialismo, comunismo e marxismo. As obras pertencem ao Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural, do Instituto de Cultura da PUCRS, todavia são armazenadas na Biblioteca Central.

Quem foi Luiz Paulo Pilla Vares?

Jornalista, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e um estudioso de Política e Filosofia. Mas, acima de tudo, como ele próprio se definia, um militante. Nasceu em 1940 e faleceu em 2008. Socialista marxista desde o início dos anos 60, começou militando no Partido Comunista Brasileiro, foi um dos fundadores do POC (Partido Operário Comunista), ingressou no PT (Partido dos Trabalhadores) e se tornou presidente municipal do Partido em Porto Alegre. Ligado à área cultural, foi Secretário de Cultura de Porto Alegre nas gestões dos Prefeitos Olívio Dutra e Tarso Genro e Secretário de Estado da Cultura no Governo Olívio Dutra. Foi também assessor dos prefeitos de Porto Alegre Raul Pont e João Verle.

 

 

Ficou curioso em conhecer de perto alguma dessas preciosidades? Você pode pesquisar os acervos através do Omnis e a consulta aos materiais é realizada mediante agendamento prévio através do e-mail: [email protected].