Qual o melhor periódico para publicar o seu artigo?

Apoio à pesquisa Fator de Impacto Journal Citation Report Métricas Qualis SCImago Journal Rank Scopus

A produção científica é medida por meio do impacto e da contribuição que ela gera no meio científico. Esse impacto e contribuição muitas vezes são feitos pela contagem de citações que um artigo recebe.

Para que a produção de um pesquisador seja conhecida e difundida é necessário publicá-la. Quantificar e qualificar a produção científica dos pesquisadores brasileiros é um dos critérios de avaliação utilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que desenvolveu um sistema para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação (Qualis-Periódico).

Qualis-Periódico

Classifica as revistas científicas que divulgam a produção dos programas de pós-graduação brasileiros. Os indicadores de qualidade conferem notas que vão do A1 (periódico mais bem avaliado) ao C. Como o mesmo periódico pode ser avaliado em várias áreas do conhecimento, ele poderá ser classificado com diferentes notas, de acordo com a área.

Ressalta-se que o objetivo do Qualis é exclusivamente avaliar a produção científica dos programas de pós-graduação e que somente os periódicos utilizados para veicular as publicações dos programas, no período da avaliação, é que aparecerão na lista do Qualis-Periódico.

Mas dentre tantas revistas científicas, como faço para escolher um periódico?

A decisão cabe ao pesquisador, mas algumas ferramentas podem auxiliá-lo. Além de consultar o Qualis-Periódico da revista de interesse, consulte também o Fator de Impacto (FI) no Journal Citation Report (JCR) e o SCImago Journal Rank (SJR). Esses indicadores são levados em consideração para a avaliação dos periódicos pela CAPES.

FI é a média de citações que um artigo recebe em um determinado periódico e é atribuído pelo JCR. Por exemplo, se uma revista apresenta FI igual a 2, isso significa que ela possui 50 artigos publicados (e passíveis de ser citados) nos dois últimos anos que antecedem ao ano avaliado e que receberam 100 citações nos últimos dois anos que também antecedem ao ano analisado, ou seja, 100 citações dividas pelos 50 artigos publicados.

SJR é um indicador que mede a influência de um determinado periódico pela média do número de citações recebidas nos últimos 3 anos que antecedem ao ano analisado. Esse indicador é atribuído com base nos periódicos indexados na base de dados Scopus.

É possível consultar o FI de 129 revistas publicadas no Brasil no JCR. Já no SCImago são 345 periódicos brasileiros que fazem parte do ranking e possuem um indicador SJR, além do índice H da revista.

Veja a lista dos periódicos brasileiros no SCimago

Veja a lista dos periódicos brasileiros no JCR

A Biblioteca Central da PUCRS disponibiliza mais informações aos pesquisadores na seção de Apoio à pesquisa do site.