Você sabia que…Muitos filmes são livros?

Cartaz de Bonequinha de Luxo, filme de Blake Edwards baseado no livro de Truman Capote.

Clássico do cinema americano, “Breakfast at Tiffany’s” ou “Bonequinha de Luxo” é a historia de uma jovem que deseja o luxo das festas e da sociedade novaiorquina. Imortalizada pelo filme de Blake Edwards, Audrey Hepburn viveu o papel de Holly Golightly, moça de pouca virtude e muita beleza. Encontramos na narrativa outras personagens, como um escritor que deseja o sucesso, um vizinho que não gosta de barulho e uma sociedade desesperada pelo luxo e pelo dinheiro.

O que muitos espectadores não sabem: “Breakfast at Tiffany’s” não é apenas um filme, é também um livro.Truman Capote escreveu o livro em 1958. Marcada por uma linguagem levíssima, a obra foi mantida com fidelidade em sua transposição para a tela. O texto é caracterizado pela crítica ácida à sociedade americana e seus estereótipos.

O autor americano escreveu também: “Um violão de diamantes”(1950), “Memórias de Natal” (1956) “A sangue frio” (1966) entre outras obras. Audrey Hepburn viveu outras personagens literárias, como Eliza Dolittle de “Pigmaleão” de Bernard Shaw, que chegou aos cinemas com o nome de “My fair lady” e Natasha de “Guerra e Paz”, obra de Tolstói, filmada por King Vidor em 1956.

Colaboração:
Logotipo Faculdade de Letras da PUCRS Faculdade de Letras / PUCRS