Pioneirismo da Biblioteca Central na adoção do novo código de catalogação

Catalogação Novidade da Biblioteca Central da PUCRS RDA

Ao utilizar o OMNIS, a ferramenta de busca das Bibliotecas da PUCRS, você já se questionou o que eram abreviaturas como [et al.] e [s.n.]?
Ou até mesmo ficou confuso em identificar quais eram os autores de uma determinada obra?

Essas abreviaturas e identificações seguem um código de catalogação internacional, que havia sido criado na década de 1960.

Esse código foi substituído por um mais moderno, chamado Resource, Description and Access – RDA e recentemente a PUCRS tornou-se pioneira no Brasil em sua adoção nos registros bibliográficos e de autoridades, equiparando-se a importantes bibliotecas que já o adotam, como a British Library (Inglaterra), Library of Congress (Estados Unidos) e Cambridge University (Inglaterra).

E no que isso impacta você?

  • Não existem mais abreviaturas e nem expressões confusas. A partir de agora, toda a informação estará clara e objetiva para você;
  • Antes, quando um livro tinha mais de 3 autores, somente o primeiro deles era indicado. Com o novo código de catalogação todos os autores, editores, tradutores, entre outras responsabilidades, são catalogados e recuperados na aba Acervo Local do OMNIS;
  • Passamos a inserir o sumário do livro. Agora você pode pesquisar por termos do sumário e visualizá-lo no OMNIS, sem precisar acessar o livro. Basta acessar a aba “Registro completo” no resultado da busca.

Note que estas mudanças aplicam-se aos registros criados ou editados recentemente, então é possível encontrar registros diferentes do descrito acima neste período de transição.

Reiteramos o pioneirismo de nossa instituição na implantação destas mudanças no Brasil, que tem um único objetivo: prover para você, usuário da Biblioteca da PUCRS, uma melhor experiência de uso em uma das principais ferramentas de pesquisa acadêmica.

Para pesquisar no OMNIS, acesse o site da Biblioteca, no endereço biblioteca.pucrs.br, ou diretamente em omnis.pucrs.br.